Membros

Jacqueline Leta

Jacqueline Leta

Possui graduação em Ciencias Biológicas pela UFRJ (1992), tendo obtido os títulos de mestrado e doutorado em Gestão, Educação e Difusão em Ciências pela UFRJ nos anos de 1995 e 1999, respectivamente. Desde 1994, tem liderado pesquisas no campo da Bibliometria e Cienciometria, com ênfase nas análises da comunicação científica brasileira, principalmente nas temáticas Ciência e Saúde e Ciência e Gênero. Foi pesquisadora da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP (2000 a 2002), membro da Comissão Permanente de Indicadores de C&T, do MCT (2003) e membro da Comissão de Avaliação do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (2010). Participa do corpo de editores de revistas nacionais e internacionais, sendo, desde 2015, integrante da comissão editorial dos Anais de Academia Brasileira de Ciências. Membro do Comitê Executivo da International Society of Scientometrics and Informetrics (ISSI) de 2013 a 2017, organizou o 1o Encontro Brasileiro em Bibliometria e Cientometria em 2008 e a Conferência Internacional em Cientometria e Informetria em 2009, ambos no Rio de Janeiro. Realizou o pós-doutorado na Univ Católica de Leuven em 2005, sob a coordenação do Dr. Glanzel, um dos principais nomes da cientometria mundial. De 2015, foi eleita coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, convênio IBICT - UFRJ, do qual participa como docente permanente desde 2009. Atualmente é chefe do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Ciências, do Instituto de Bioquímica Médica, onde tem vínculo de docente associada. Ao longo da carreira, orientou dezenas de alunos da graduação e da pós-graduação e publicou um livro, capítulos de livros e diversos artigos sobre a ciência brasileira.

Raquel Leal

Raquel de Souza Leal

Aluna de doutorado no Instituto de Bioquímica Médica, UFRJ, Programa de Educação, Difusão e Gestão em Biociências (PEGED) e mestre pelo mesmo Instituto e Programa. Especialista em Malacologia de Vetores pelo Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ (2012) onde desenvolvi diversos trabalhos de pesquisa ligados aos projetos do Laboratório de Referência Nacional para Esquistossomose - Malacologia, IOC/FIOCRUZ (2012-2016). Licenciada em Ciências Biológica pela UniverCidade (2007) e Técnica em Telecomunicações (ETEFEV). Também realizei trabalhos como secretária/ auxiliar administrativo, assessoria, capacitação de profissionais entre outras atividades. Participei de diversos projetos como: ?Complementação da Carta Planorbídica Brasileira nos Estados do Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte?, FIOCRUZ-Ministério da Saúde (2012-2015); Apoio a gestão do Plano Institucional de Indução de CT&I em Saúde no eixo Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde; Identificação taxonômica de moluscos continentais do acervo da Coleção de moluscos do Instituto Oswaldo Cruz (2016-2017). Enquanto aluna de extensão e especialista em malacologia realizei trabalhos de pesquisa malacologia como: fotografia, desenho técnico e curadoria para registro iconográfico do Acervo Malacológico além de: atualização de bancos de dados, trabalho de campo, mapeamento das distribuição de espécie vetoras, participação em gestão administrativa de projetos, e trabalhos de extensão, ministração de aulas, levantamento de dados.

Angelina Pereira

Angelina Pereira da Silva

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Química Biológica na área de concentração em Educação, Difusão e Gestão em Biociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019/2). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (2015). Possui especialização em Organização do Conhecimento para Recuperação da Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é bibliotecária da Biblioteca de Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, na seção de Acesso à Informação e docente do curso de especialização em Divulgação e Popularização da Ciência do Museu da Vida.

Rodrigo Alves Ferreira

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2020). Atualmente é aluno do curso do Mestrado em Ciência da Informação do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Instituto Brasileiro em Informação em Ciência e Tecnologia, em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCI IBICT UFRJ) Foi pesquisador-bolsista MCT no projeto "Pesquisa Avançada em Ciência da Informação (PACINF): inovação em pesquisa e ensino em informação" (2022-2023). Pesquisa nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em Organização do Conhecimento e Classificação. Tem interesse em Ciências da Saúde, Memória e Preservação Digital na World Wide Web (www) e Paleontologia.